sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Talvez o amanhã não exista

Hoje penso que talvez o amanhã não exista. É melhor pensar dessa forma, eu acho. Porque, veja bem, se nos preocuparmos apenas com o hoje vamos ter a tendência de querer melhorar agora. É meio que colocar em exercício aquela frase ‘não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje’. Porque estou escrevendo isso? Porque se eu deixasse para amanhã, ou para daqui alguns minutos, este texto nunca sairia.

É apenas um ponto de vista. Não digo para que você mande tudo as favas e a vá viver a vida loucamente (lembrando do filme que marcou minha infância ‘Curtindo a vida adoidado'). Não é essa a ideia. O cerne da questão é simplesmente não se preocupar com o amanhã. Resolver as pendências de hoje e trabalhar em uma listinha do tipo coisas a fazer amanhã.

Parece um conselho tosco, mas se eu mesma seguisse esse conselho seria bem menos estressada. Bom, pra quem não me conhece pessoalmente, ou não teve a oportunidade de conversa comigo (você não está perdendo nada) sou uma pessoa ansiosa e aguniada.

Creio que a listinha do amanhã deva funcionar para alguém em algum lugar. Para mim não funciona. Primeiro, esqueço de fazer a bendita. Segundo, sempre perco a lista (oO). Terceiro, acabo descobrindo que não sei fazer listas. Então, para mim, é meio que o lema dos Alcoólicos Anônimos: um dia de cada vez.

Prefiro assim. Penso no hoje, ultimamente, como se fosse uma vida inteira. ‘O que posso fazer hoje para melhorar meu dia e minha vida?’. ‘O que posso fazer hoje para melhorar minhas relações familiares e de amizades’. Parece coisa de gente neurótica , eu sei. Mas eu nunca afirmei que era normal! Na realidade, ‘pessoas normais me assustam’ (referência a minha série predileta American Horror Story).

Estou desenvolvendo o hábito de viver o hoje. De trabalhar para que o hoje seja o melhor dia da minha vida e, assim, procuro evoluir como pessoa. Afinal, até a Palavra de Deus diz para não nos preocuparmos com o amanhã!



“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mateus 6:34) 

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4:6)


Kamila Mendes

3 comentários:

Mylla Stefany disse...

Agora eu vejo que me preocupo muito com o amanhã, todos os dias eu faço a "Lista de tarefas" mas sempre deixo de fazer um item. Sabe, você tem razão, nos preocupamos muito com o futuro e deixamos o presente de lado.

Bom, como sempre, amei o seu texto e continue assim :)

Beijokas flor
Blog da Mylloka

Evelyn Sales disse...

Amiga concordo com o que você escreveu,tanto que às vezes até msm se pararmos pra pensar quando deixamos algo pra depois,sempre acontece alguma coisinha que nos impede. Se a própria bíblia nos diz isso,quem somos nós pra dizer ao contrário não é? Gosto muito dos seus textos,como já te disse anteriormente,mas não faz mal relembrar rsrs'. Continue assim,aproveite a sua capacidade natural da escrita,e beijos e abraços! xoxo

Elton SDL disse...

Esse texto, belamente construído pelas mãos da Kamila, mostra o panorama no qual vivemos inseridos. Somos escravos do tempo, o tempo é nosso demônio opressor e não mais nosso lacaio amigo.
Ministrá-lo e viver em paz consigo mesmo, sem o martírio pelo o que deixou de ser feito, é grande raridade.
As pausas para um poema, um café, uma conversa jogada fora ou mesmo para o ócio em seu estado bruto são tão essenciais para a alma quanto o trabalho e o estudo que nos abarrota o "carpe diem" que não vivemos.
Um verdadeiro tapa na cara, esse texto. Do tipo que abre nossos olhos, logo após o susto.