domingo, 3 de junho de 2012

Snow White and The Huntsman


Ontem assisti o tão aguardado Snow White and the Huntsman (Branca de Neve e o Caçador, mas o título em inglês é muito mais bonito). Posso dizer que amei o filme. Os efeitos especiais são realmente convincentes, os cenários de tirar o folego e a fotografia do filme segue o mesmo padrão fantástico. Mas quem está esperando um filme infantil, com aquele toque de mágica ‘inocente’ da Disney, tire o cavalinho da chuva. Na minha opinião, o filme não é indicado para crianças menores de 10 anos de idade.

Como falei o filme se tornou um dos meus prediletos em termos de Fantasia e adaptação de história. A produção segue os passos de jogo de luz e fotografia fantástica utilizadas principalmente em Senhor dos Anéis, mas especificamente na Sociedade do Anel, primeiro filme da trilogia.

A fotografia do filme também me envolveu e conquistou. Claro que falo com olhos de  leiga e olhos de aficcionada por filmes de fantasia, principalmente épicos de fantasia. As paisagens combinaram perfeitamente  com o ‘estado de espírito’ do filme. Temos campos abertos e relvados, com pingentes de gelo por todos os lados, no inicio, enquanto o caçador narra o nascimento de Snow White.  As paisagens e a fotografia se tornam lugubres a medida que o filme caminha para o encontro da bruxa má, Ravenna, brilhantemente interpretada por Charlize Theron.

Os cenários e os efeitos levam o telespectador a perceber a mudança mp ‘espírito do filme’, coisa que todo filme do gênero deve fazer. Uma hora estamos aterrorizados com o clima sombrio e a orquestra de cordas ao fundo, outra estamos encantados com a pureza e beleza do mundo ao encontramos com os anões e a floresta encantada. O auge pra mim, foi com certeza, a aparição do cervo branco (fgura mítica celta que representa mudanças profundas no mundo).



Apesar da minha paixonite pelo filme tenho que destacar uma coisa: o único ponto destoante é a interpretação de Kristen Stwart. Primeiro, como assim colocaram a Kristen para ser a mais bela do reino sendo a bruxa interpretada por Charliza Theron? Tudo bem que o espelho fala que ela está destinada a ser a mais bela, ou seja, ela ainda não é. Mesmo assim, sem noção essa comparação. Veja bem, não acho a Kristen feia, de fato ela possui os padrões de beleza atuais (magérrima, rosto infantil e baixinha, lembrando sempre uma adolescente), mas dizer que ela é mais bonita que a Charlize é forçar a barra.

Segundo, a interpretação é fraca. Kristen é ótima para interpretar cenas de dor, mas não sustenta por muito tempo a tensão e adoçura exigidos para a Branca de Neve. Personagens densos, com carga emocional pesada são bons para Kristen, mas personagens que demonstram doçura e força já não condizem com ela.
Agora um ponto alto. O diferencial de Snow White está em que a protagonista não é mais uma princesa da Disney a espera de seu principe encantado. Nesta obra, Branca de Neve tem a força de uma rainha e luta por sua sobrevivência e pela retomada de seu reino. Livre e rebelde desde a infância, essa Branca só se assemelha ao clássico dos contos de fadas pela pureza de coração e sua relação com a natureza. Nem o principe encantado aparece na história, o que vemos é uma rainha com uma dificil decisão na mão: escolher entre o caçador, Chris Hemsworth, ou William, filho do Duque e seu amigo e amor de infância, interpretado por Sam Claflin (Piratas do Caribe: Navegando em águas profundas).

Kamila Mendes


2 comentários:

Dri disse...

kami eu concordo,deveriam ter escolhido uma atriz feia, pelo menos mais feia que a kristen, pra ser ravenna fato, a kristen não é mais bonita que a charlize, mas eu gosto muito da kristen *--*

Kamila Mendes disse...

eu tmbm gosto da Kristen, Dri, mas pra esse papel eu acho que deveriam ter escolhido outra atriz!
ou, como vc disse, escolhido uma atriz mais feia pra interpretar Ravenna!