terça-feira, 5 de junho de 2012

Rick Riordan & mitologia: casamento perfeito


Hoje o escritor de uma das mais aclamadas sagas infanto-juvenis, Rick Riordan completa 48 anos. Em comemoração ao seu aniversário e na semana seguinte ao lançamento da capa do tão aguardado A Marca de Atena, terceiro livro da saga Heróis do Olimpo, resolvi falar um pouco desse escritor que me ganhou já nos dois primeiros parágrafos do livro que o colocou na lista de autores Autor best-seller do New York Times, ‘Percy Jackson e os Olimpianos -  O ladrão de raios’.

“Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.

Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.” (Percy Jackson)

A curiosa história deste escritor começou na cidade de Santo Antonio, no Texas. Rick começou sua incursão na escrita ainda na adolescência. “Comecei a escrever quando estava no Ensino Médio. Submeti minha primeira história a publicação aos 13 anos. Ela não foi publicada. Meus primeiros trabalhos foram dois contos  publicados na revista UTSA literária”, conta Riordan.

O começo precoce se deve ao fato de Rick ter uma veia artística herdada dos pais. Tanto seu pai quanto sua mãe eram professores. Mas além do ensino, ambos ocupavam seu tempo com a arte. A mãe de Rick era música e seu pai, um ceramista. O rapaz cresceu rodeado pela arte. Dificil não ser influenciado, dessa forma.

O interesse pela fantasia veio cedo também e para uma criança, o Rick demonstrou uma escolha curiosa para a tenra idade: o primeiro livro que leu foi Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Essa escolha repercutiu por toda a vida do jovem escritor. “O primeiro livro que eu me lembro de ler, por diversão, foi Senhor dos Anéis. Eu provavelmente o li umas dez vezes. Também gostava de mitologia grega e nórdica desde que estava no Ensino Médio. Eu li, na maior parte do tempo, fantasia e ficção científica, então tinho interesse em mistérios quando cheguei à faculdade”, revelou Rick.

A influência de sua mãe se estendeu até os primeiros anos de faculdade. Rick Riordan ingressou na North Texas State, porque queria ser um grande guitarrista e essa faculdade tinha o ‘melhor programa de músisca’do Texas. Mas, assim que descobriu sua afinidade com o ensino, se transferiu para Universidade do Texas, em Austin. Ele se formou em Inglês e História. 

Enquanto cursava História e Inglês, Rick foi diretor musical de um acampamento de verão por 3 anos. Foi nesse local que ele teve o primeiro vislumbre do que viria ser o Acampamento Meio Sangue.

Nos anos seguintes a sua graduação, Riordan lecionou em tempo integral em New Braunfels. Depois, se mudou com sua esposa para San Francisco, onde moraram por oito anos e lecionou também no Presidio Hill School. Nesse período nasceram seus dois filhos, Haley e Patrick “e nos mudamos de volta para San Antonio, onde ensinei inglês e estudos sociais nas classes 6 a 8”, conta. Seis anos depois de retornarem a San Antonio, Rick largaria o ensino para se tornar escritor em tempo integral.

PERCY JACKSON: O divisor de águas

O grande responsável pela série ‘Percy Jackson e os olimpianos’ ter ganhado vida é, na realidade, Haley Riordan. Eu explico. Como todo bom pai, Riordan tinha o cotume de ler histórias infantis para o filho na hora de botá-lo na cama. Quando os livros infantis acabaram, Rick passou a criar algumas histórias. Dessas noites de histórias, personagens como Percy, Annabeth e Groover surgiram, bem como o Acampamento Meio-Sangue.

Com essa série, Rick Riordan entrou para lista de autores de Best Sellers do New York Times. Seus livros de ficção-fantasia, que evocam os deuses gregos, romanos e egípcios já renderam mais de 1,5 milhão de livros vendidos no Brasil e 50 milhões nos EUA.

Após o sucesso estrondoso de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’, Riordan lançou a trilogia ‘As Crônicas dos Kane’, que versa sobre mitologia egípcia e retomou a mitologia grega, dessa vez brincando com os alteregos romanos das divindades gregas na série ‘Heróis do Olimpo’,cujo o segundo título, ‘O filho de Netuno’, chegou recentemente em terras brasileiras.


A mais nova ambição de Rick é brincar com os deuses nórdicos. Não sei quanto a vocês, mas já estou ansiosa pela dupla Riorda e Thor. Leia a entrevista de Rick para o jornal O Globo.

Rick e O Filho de Netuno, só para dar água na boca!



Kamila Mendes

0 comentários: