terça-feira, 8 de maio de 2012

A Pirâmide Vermelha (As Crônicas dos Kane) – Rick Riordan


“O documento a seguir é uma transcrição de uma gravação. Em algumas partes, a qualidade do áudio estava ruim, então algumas palavras e frases representam o melhor palpite do autor. Onde foi possível, ilustrações de importantes símbolos mencionados na gravação foram acrescentadas. Barulhos de fundo como arrastar de pés, tapas e xingamentos ditos pelos dois narradores não foram transcritos. O autor não garante a autenticidade da gravação. Parece impossível que os dois jovens narradores estejam dizendo a verdade, mas você, o leitor, deve decidir isso sozinho.”

Com esse alerta Rick Riordan nos convida para conhecer os mistérios do Egito Antigo ao lado dos irmãos Sadie e Carter Kane. Os irmãos se encontram apenas duas vezes por ano, no verão e no inverno, medida exigida pelos seus avós quando ganharam a guarda da menina na justiça. Enquanto Sadie Kane levava uma vida comum em Londres, Carter, seu irmão maisvelho, rodava o mundo atrás de escavações arqueológicas e artefatos egípcios com seu pai, Dr. Julius Kane. Naquela noite, Dr. Kane decidiu levar as crianças para uma visita ao British Museum.

Com a desculpa de que precisava estudar a Pedra de Roseta, Julius acaba provocando uma explosão que culmina no despertar de cinco deuses egípcios (Set, Osíris, Hórus, Ísis e Néftis) e no seu desaparecimento. As coisas pioram quando Carter e Sadie tem que fugir de Set, que pretende matá-los.

É com muita aventura, emoção e informação que Rick Riordan nos guia até os segredos do Egito Antigo, através das descobertas e experiências vividas pelos personagens principais. 

Parece uma receita velha e é. Tio Rick explora a fórmula que ele mesmo criou com a saga de livros Percy Jackson e os Olimpianos: crianças envolvidas com deuses antigos que buscam vingança e a destruição do mundo, além de profecias antigas se cumprindo. Mas ao invés de cair na mesmice, Rick renova a fórmula com uma narrativa dividida entre os irmãos e nos mostrando a cada capítulo um pouco mais do envolvimento mágico da família Kane com o Egito Antigo.

A ação está presente até quando Carter e Sadie estão dormindo, quando seus espíritos decidem vagar em forma de perus com cabeça de gente, e revelar mais segredos aos irmãos. 

Destaque para a deusa Bastet, responsável pela segurança dos meninos, e para o babuíno Khufhu, fiquem de olho neles, esses personagens são parte importante da trama central.

Rick Riordan continua nos surpreendendo com uma narrativa cheia de charme e se aprofundando na magia das Civilizações Antigas. Com As Crônicas dos Kane, Riordan revisita uma antiga fórmula e não decepciona. Indico para os fãs de Percy Jackson e para aqueles aficionados por mitologia. Riordan não decepcionam e você ainda se apaixonam pela narrativa dividida, pela personalidade contida e tímida de Carter, pelo mau-humor e sarcasmo de Sadie e as meninas ainda tem a possibilidade de apaixonar por Anúbis. Vale a pena acompanhar essa saga.


SINOPSE - Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie vive com os avós, em Londres, seu irmão tem viajado o mundo com seu pai, o brilhante egiptólogo, Dr. Júlio Kane.

Numa noite, o Dr. Kane leva os filhos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde espera acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, e no processo acaba desaparecendo. Para escapar de Set, as crianças fogem.

Logo, Sadie e Carter descobrem que os deuses do Egito Antigo estão acordando e, o pior deles – Set – planeja destruir a América do Norte e a família Kane. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

0 comentários: