sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pequeno Conto (Parte V)


Você está andando ansiosa pelo quarto enquanto os ajudantes do alfaiate pessoal do rei depositam suas roupas do baile em sua cama. Sua missão desse início de noite é experimentar a roupa do baile sem reclamar! Missão impossível para você com todos aqueles alfinetes e agulhas te espetando, como aconteceu da última vez.

Mas, na realidade, não é bem a prova de roupa que te preocupa, mas o fato de que Caspian agora sabe como convencer você a mudar de assunto. Apesar do beijo ter sido muito mais do que você sonhou, as dúvidas permaneceram. Você ainda luta com seu travesseiro a noite por não saber ao certo o que Caspian quis dizer com “- as diferenças entre vocês são tão profundas...” e chega! Você não gosta nem de lembrar da conversa antes do primeiro beijo. 

O fato é que, após aquele momento, você realmente se sentiu única. O problema veio depois, quando ele teve que atender um dos grandes senhores que havia chegado e este dito senhor, ao ser apresentado a você, a observou com um olhar crítico e te avaliou dos pés a cabeça e você lembrou daquela frase celebre do filme Um Coração de Cavaleiro “ Você foi medida, pesada e considerada insuficiente” e então os medos e as dúvidas se restabeleceram...

Sua atenção se volta ao alfaiate que acaba de desembrulhar o tão esperado vestido e ele é lindo e do jeito que você imaginou, como Caspian havia garantido. O vestido é lilás, sua cor predileta e, para sua infelicidade, a cor predileta de metade das garotas do mundo, incluindo as de Nárnia, todo bordado com algumas flores brancas no corpete e também na saia. Recoberto por uma espécie de tela fina o corpete, um tom de lilás mais claro que a saia, se ajusta bem ao seu corpo, para sua surpresa, como você havia planejado. A costa do vestido é trançada deixando aparente um pouco de pele, as mangas são dessa mesma tela em um tom um pouquinho mais claro. Sua saia é rodada e bem cheia e ao se olhar no espelho você se surpreende com o efeito e pensa que talvez você seja bonita, não tão bonita quanto ela, mas ainda assim você é bonita.
 Hoje é o dia de se preparar. As suas lições foram intensificadas durante a semana e todas as noites você precisou tomar uma espécie de chá calmante para aliviar a tensão e as dores de cabeça e poder dormir tranquilamente ou ao menos tentar. Suas únicas horas de descanso são quando seu melhor amigo na corte do Rei Caspian X e em toda Nárnia vinha conversa com você. Em teoria ele deveria ser seu tutor em todas as questões concernentes as histórias de Nárnia, mas na prática ele te contava as grandes aventuras vividas em Nárnia desde os primeiros reis e o primeiro cavalo alado Pluma até as aventuras de Caspian, em troca você sacia a interminável curiosidade de seu professor texugo, Caça-Trufas sobre as maravilhas da internet e como você fazia tudo sem sair de casa.

As horas ao lado do texugo são relaxantes ele sempre te ajuda a perceber aquilo em que você faz bem. Por exemplo, foi ele que te ensinou que você pode não ser boa em arco e flecha, “ – mas quem precisa de arco e flecha se minha futura rainha é quase tão boa com uma espada quanto o próprio rei e que ele não me ouça falando isso”. Ele também mostrou a você que talvez a delicadeza e a mesura não sejam seu forte, mas escrever poesia é como respirar para você. “ – Minha princesa, você pode não saber como falar delicadamente, mas a pena em suas mãos é como a canção de Aslan: capaz de criar novos mundos e derreter corações!”

 Bom, chega de conversa... a hora do baile chegou e você está se arrumando! “ – Nossa como isso dá trabalho, eu finalmente entendo porque as mulheres foram as ruas queimar sutiãs! Imagina se elas ainda tivessem que usar espartilho? Essa coisa pinica e sufoca! Ai, Texugo cuidado!”

“ – Desculpe, princesa! Mas é que vossa graça tinha razão. O vestido é realmente bonito e juntando com sua imagem princesa...bom... não sei como nosso rei pode manter a compostura e evitar que seu queixo desabe!”

“ – Ai, Texugo só você para me fazer rir numa hora dessas!”. Ainda rindo você confere pela última vez a imagem dessa mulher no espelho e não se reconhece. Ao invés do seu cabelo castanho longo e rebelde que cai por todos os lados, a mulher refletida no espelho usa um coque que tem um acabamento de rabo de cavalo com cachos nas pontas. Ela tem uma postura boa, diferente dos seus ombros caídos. Usa pequenos brincos de cristal que em nada se parecem com suas bijuterias de catálogo. Seu rosto está corado, seus olhos brilham de emoção e os lábios estão em um tom discreto de vermelho, quase laranja. Esse rosto em nada lembra a sua aparência cansada e tensa dessa manhã. “ Gostaria que Caspian tivesse me encontrado assim pela manhã, não como estava: acabada e derrotada!”

“ – Falta mais alguma coisa Caça-Trufas? Você acha que eu devo prender todo o cabelo? Texugo, será que haverá alguém com um vestido parecido?”

“ – Claro que não, princesa. Se tem uma coisa que aprendi sobre a corte durante os anos que sirvo a Caspian é que por mais que as mulheres queiram chamar a atenção, somente uma mulher decidida e segura de si usaria um tom de lilás como este e não para chamar atenção para si e sim por possuir uma personalidade forte o bastante que se auto afirmar em uma cor vibrante e eu nunca encontrei tal mulher, até hoje!”.

“ – Obrigada, Texugo!” e então você pensa: “Realmente gostaria que Caspian pensasse o mesmo!”.

As horas se passam e você não agüenta mais de ansiedade. Você sabe que a festa só começará com sua presença, mas é incomoda a idéia de não estar lá embaixo recebendo as pessoas. E vontade de ver Caspian em seu traje de gala? Ah, essa vontade lhe dá uma energia única! E você quer ser a mais bela da festa e quer que ele pense isso de você!

Enquanto você viaja nos próprios pensamentos, alguém bate a porta e Caça-Trufas fala solenemente: 

“ – Está na hora minha, princesa. Todos a aguardam!”

 Você respira fundo, põe as mãos entrelaçadas diante do corpete e põe toda sua concentração em seus pés para não tropeçar nos degraus da escada. Caminhar no corredor que leva a escada começa a parecer um filme de ficção científica quando segundos parecem horas. Parece que quanto mais você anda mais chão você tem que percorrer. Suas mão começam a suar, o corpete começa a incomodar e dificultar sua respiração. O nervosismo piora quando, ao chegar no alto da escadaria que desce em forma de caracol, uma voz solene anuncia:

“ – Dêem as boas vindas a convidada especial e motivo do baile real: a princesa de dos Vales a Leste!”

Por um tempo você continua no topo da escada se perguntando quem é essa princesa. Então, Texugo percebe sua hesitação e fala: “ – Minha senhora, a princesa dos Vales a Leste é você!”

Discretamente você se curva e fala “ – Mas eu não sou princesa de nada. Vocês só me chamam de princesa por educação e cortesia lembra!”

“ – Sim, minha senhora, eu lembro. Mas eu também esqueci de lhe contar que você deveria ter um título para ser apresentada e introduzida na festa. Então, o Rei Caspian pensou que nomeá-la princesa dos Vales do Leste seria um ótimo título e, antes que vossa graça pergunte, os Vales do Leste são as terras mais bonitas de toda Nárnia rodeadas pelo mar de um lado e ladeada por montanhas, cujos picos são tão altos que estão cobertos por neve, e é nos Vales do Leste que florescem as flores mais belas e raras de toda Nárnia. O Rei pensou que você gostaria de ser princesa dos Vales, pois correspondem a sua beleza. Isso foi o mais belo elogio que já vi um macho fazer a uma fêmea!”

Ainda abismada com a explicação e um pouco surpresa por não ter percebido que há um motivo, além da cortesia, para que todos lhe chamem de princesa, você começa a descer os degraus. Sua testa está franzida com a concentração empregada em descer um degrau por vez. Mas então você para no meio da escadaria, pois ouve uma sequência de suspiros e exclamações ao longo do salão: Os nobres presentes proferem sentenças como: “Ela é realmente bonita!”, ou  “Onde o rei encontrou pedra tão preciosa como esta”, ou ainda, “Pode não ser a rainha Suzana, mas esta não seria tão bonita quanto a antiga rainha. É um caso a se pensar?!”. E só depois desta exclamação é que você percebe que os elogios são para você!

Quando seu rosto começa a corar, você vira a cabeça na intenção de mantê-la baixa, para esconder seu rosto da platéia a sua frente, mas é nesse exato momento que você o vê! Caspian está postado diante do último degrau da escada, em uma pose que lembra os modelos de revistas como a Vanity Fair. Está vestido um terno negro com uma pequena rosa amarelo bebê presa a sua lapela, por dentro, está usando uma camisa social branca com a gola levantada e, no lugar da gravata, ele usa um lenço cor de marfim com pequenas estampas que imitam escamas de peixe. Suas mãos estão nos bolsos da calça social tão negra quanto o terno, mas ao invés de sapatos sociais tradicionais, o Rei está usando um par de sapatos que lembram botas de montaria. Essa combinação em qualquer outro homem seria ridículo, mas neste Rei você não consegue imaginar traje de gala melhor!


Depois de avaliar toda a vestimenta de Caspian é que repara em seu rosto e percebe que talvez ele tenha a avaliado também e com um sorriso no rosto você assume que passou na avaliação de seu Rei, pois a expressão de seu rosto é exatamente que você queria: ele mantém o olhar preso ao seu, com um meio sorriso prepotente em seu rosto e a intensidade do olhar de Caspian prende o seu e essa é exatamente a segurança que você queria para poder descer as escadas e enfrentar essa noite de baile.

Assim que você alcança  o último degrau, Caspian quebra o protocolo, que diz que você deve segurar no braço dele e ele lhe apresenta a todos das festa. Ele segue em sua direção a avalia dos pés a cabeça, estende os braços lhe puxa para um abraço e sussurra em seu ouvido: “ – Nunca vi uma mulher que emane tanta beleza e poder ao mesmo tempo. Você está simplesmente maravilhosa. Obrigada por ter aceitado vir comigo para Nárnia”, então ele retoma o protocolo e lhe oferece o braço direito, prendendo nele sua mão esquerda e a leva por todo o salão de festas.

Enquanto Caspian lhe apresenta aos nobres você sente que a cada passo o homem que segura em seu braço se enche de orgulho e isso a anima muito mais. Uma música suave enche o salão e de repente você percebe que eles esperam que você saiba dançar!

“ – Caspian, nós vamos dançar? Eu... eu não sei dançar. E seu pisar no seu pé tenho certeza de que os narnianos não aprovariam quando seu rei não puder mais andar por tido os pés pisoteados. Olha não quero ter que explicar para um centauro zangado que eu não fiz de propósito!”

Ele dá uma gargalhada sonora e diz: “ – Minha querida, seu senso de humor é realmente único! Não se preocupe, eu guio você!” e segurando em sua cintura o homem, que a cada novo dia você aprende a amar cada vez mais, guia você por todo o salão em uma dança que mistura valsa com danças de salão da idade média! Você está em êxtase. Sua atenção toda voltada para seu rei que a olha intensamente, até que você se distrai e ouve alguém murmurar: “ – Espere até que ela chegue daí veremos se ele continuará tão encantado com essa camponesa”. Essa frase fez com que seu humor e disposição fossem embora. Você o encara e ele percebe que algo está errado.

“ – O que foi minha princesa? Algum problema? O que pode ser tão grave para roubar esse brilho tão maravilhoso de seu olhar?”

“ – Caspian, ainda falta algum convidado chegar?” e cuidadosamente você acrescenta: “ – Eles estão falando, estão esperando alguém”.

É então que você percebe algo que lhe deixaram de contar e seu coração vira uma bola disforme de medo e insegurança e você pensa “Ela virá. Claro que ela virá! Afinal ela precisa aprovar a nova rainha. Meu treinamento foi para impressioná-la”. Seu coração se encolhe ao olhar o rsoto do homem que você ama e então você sabe que isso é verdade...

OBS: O texto foi escrito por mim e é proibido seu uso ou cópia integral, ou de fragmentos, sem a autorização da autora. O mesmo vale para todo e qualquer conteúdo deste blog que seja de minha autoria. Sua cópia ou uso sem autorização é qualificado como plágio, sendo configurado como crime previsto no Código Penal. O infrator está sujeito as punições previstas no Art. 184 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40.

Kamila Mendes




0 comentários: