sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Comer Rezar Amar

Filme bonitinho. Para quem espera encontrar o significado da vida nesse filme (?), tire o cavalinho da chuva. Comer Rezar Amar não traz Julia Roberts resolvendo os problemas femininos ou dando dicas de como resolver os dilemas diários do universo feminino. Na realidade, a película conta a história de uma mulher em busca de si mesma e da jornada que ela empreende para se encontrar.


Se tornou um dos meus filmes favoritos, não pela mensagem principal (que diz que o ser humano é capaz de encontrar Deus dentro de si mesmo em qualquer religião e levando a vida sem a menor restrição, criando regras apenas pela necessidade humana de ter uma rotina interna), mas pela simplicidade de contar a história. Por trás de todo aquele processo de buscar fora o que pode ser resolvido dentro de casa, vemos uma mulher triste que decide dar a volta por cima. Que mulher nunca quis fazer isso?


Tirar férias de sua própria vida e conhecer novas culturas e encontrar pessoas diferentes. Isso acrescenta na alma humana. Não trás a cura para as doenças interiores, mas produz conhecimento. A personagem Lizz também descobriu isso. Mesmo depois de passar tempos em um templo budista, ela descobriu que podia ser feliz sendo ela mesma, sem precisar fazer grandes sacrifícios em busca de que outras pessoas a redimissem. Ela precisou perdoar a si mesma para encontrar a cura que tanto precisava para a culpa que sentia.

Mas mesmo tendo encontrado a cura para a culpa que a consumia, Lizz ainda permanece com medo de voltar a vida de verdade. Seu medo está baseado na fragilidade de seu equilíbrio. Encontrar equilíbrio sem Deus não é impossível. É razoavelmente fácil, mas mantê-lo é impossível. Precisamos de um Deus salvador, redentor, um Deus de amor. A redenção vem d’Ele e por Ele e não de nós mesmos.

Mas, no fim das contas, a personagem encontra algo que toda mulher quer: um homem de verdade, que goste dela do jeito que ela é! Que mulher não quer isso: um homem que goste de suas gordurinhas? Que seja ele o primeiro a propor um relacionamento mais sério. E que venha dele a proposta de junatr as escovas de dentes! Aiai, eu quero um alguém assim! Você quer?

0 comentários: